"DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2026, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS."
A elaboração e execução da Lei Orçamentária para o exercício financeiro de 2026 é fundamental para garantir a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos. Estabelecer diretrizes claras e objetivas é essencial para o planejamento e a execução das políticas públicas, garantindo o equilíbrio fiscal e o atendimento das demandas da sociedade. Este projeto de lei visa assegurar a adequada alocação dos recursos, promovendo o desenvolvimento econômico e social do país.
| Data | Fase | Vinculação | Situação | Observação |
|---|---|---|---|---|
| 28/08/2025 12:29:18 | CADASTRADO | AGENTE: PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRADO | |
| 24/11/2025 13:55:57 | 1ª VOTAÇÃO | 79ª (SETUAGÉSIMA NONA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 3ª (TERCEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 3º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 28 DE AGOSTO DE 2025 - ORDEM DO DIA mais RELATOR: PREFEITURA MUNICIPALCOMISSÃO: Comissão de constituição, legislação e redação | FAVORAVEL | |
| 26/11/2025 08:54:50 | 2ª VOTAÇÃO | 80ª (OCTOGÉSIMA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 3ª (TERCEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 3º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 4 DE SETEMBRO DE 2025 - ORDEM DO DIA mais RELATOR: PREFEITURA MUNICIPALCOMISSÃO: Comissão de constituição, legislação e redação | FAVORAVEL |
| Nome | Cargo | Orgão |
|---|---|---|
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA QUITÉRIA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA QUITÉRIA |
EXECUTIVO |
A PREFEITA MUNICIPAL DE SANTA QUITERIA DO MARANHÃO, NO USO DE SUAS
ATRIBUIÇÕES LEGAIS, FAZ SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E ELE SANCIONA E PROMULGA A
SEGUINTE LEI:
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
ART. 1º - FICAM ESTABELECIDAS, EM CUMPRIMENTO AO DISPOSTO NO ART. 165, §
2º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, NO ART. 4º DA LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000 (LEI
DE RESPONSABILIDADE FISCAL), AS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA DO MUNICÍPIO
PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2026, COMPREENDENDO:
I - AS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL;
II - A ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DOS ORÇAMENTOS;
III - OS RECURSOS CORRESPONDENTES ÀS DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS DESTINADAS AO
PODER LEGISLATIVO, COMPREENDIDAS OS CRÉDITOS ADICIONAIS;
IV - AS DIRETRIZES GERAIS PARA A ELABORAÇÃO E A EXECUÇÃO DOS ORÇAMENTOS DO
MUNICÍPIO E SUAS ALTERAÇÕES;
V - AS DISPOSIÇÕES SOBRE RECEITAS PÚBLICAS MUNICIPAIS E ALTERAÇÕES NA
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA;
VI - AS DISPOSIÇÕES RELATIVAS ÀS DESPESAS DO MUNICÍPIO COM PESSOAL E
ENCARGOS SOCIAIS;
VII - AS DISPOSIÇÕES FINAIS.
CAPÍTULO I
PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL
ART. 2º - AS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL
DEVERÃO ESTAR EM CONFORMIDADE COM AQUELAS ESPECIFICADAS NO PLANO PLURIANUAL 2026-2029, E
SUAS ALTERAÇÕES POSTERIORES.
ART. 3º - AS METAS E PRIORIDADES PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2026 SÃO AS
ESPECIFICADAS NO ANEXO DE PRIORIDADES E METAS, QUE INTEGRARÁ ESTA LEI. PARA FINS
DE COMPATIBILIDADE COM O PPA, EXCEPCIONALMENTE NESTE EXERCÍCIO, OS DEMONSTRATIVOS DAS
METAS, PRIORIDADES, PROGRAMAS E AÇÕES CONSTANTES NA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS,
SERÃO ENVIADOS CONCOMITANTE AO ANTEPROJETO DO PLANO PLURIANUAL 2026-2029, PARA ANÁLISE
E APROVAÇÃO DO LEGISLATIVO MUNICIPAL, PASSANDO A INTEGRAR A LDO 2026, AS QUAIS TERÃO
PRECEDÊNCIA DE RECURSOS NA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL 2026.
'A7 1º AS METAS E PRIORIDADES CONSTANTES NO ANEXO DE QUE TRATA ESTE ARTIGO
POSSUI CARÁTER APENAS INDICATIVO E NÃO NORMATIVO, DEVENDO SERVIR DE REFERÊNCIA PARA O
PROCESSO DE PLANEJAMENTO MUNICIPAL, PODENDO, A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL ATUALIZÁ-LAS.
'A7 2º - A LEI ORÇAMENTÁRIA NÃO CONSIGNARÁ DOTAÇÃO PARA INVESTIMENTOS COM
DURAÇÃO SUPERIOR A UM EXERCÍCIO FINANCEIRO, DESDE QUE NÃO ESTEJA PREVISTO NO PLANO PLURIANUAL
OU EM LEI QUE AUTORIZE A SUA INCLUSÃO.
'A7 3º - NA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO
DE 2026, SERÁ DADA PRIORIDADE:
I - DESENVOLVIMENTO SOCIAL: QUALIDADE DE VIDA, EQUIDADE, JUSTIÇA E PROTEÇÃO
SOCIAL;
II - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SUSTENTABILIDADE: COMPETITIVIDADE E
CRIAÇÃO DE OPORTUNIDADES;
III - DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL: CONECTIVIDADE E SUPERAÇÃO DAS
DESIGUALDADES ENTRE PESSOAS E REGIÕES;
IV - GESTÃO PÚBLICA: INOVAÇÃO, EFICIÊNCIA, MODERNIZAÇÃO E TECNOLOGIA A
SERVIÇO DO CIDADÃO, E;
V - À AUSTERIDADE NA GESTÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS.
CAPÍTULO II
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DOS ORÇAMENTOS
ART. 4º - O PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA DO MUNICÍPIO, RELATIVO AO EXERCÍCIO
DE 2026 DEVE ASSEGURAR OS PRINCÍPIOS DA JUSTIÇA, INCLUÍDA A TRIBUTÁRIA, DE CONTROLE SOCIAL E DE
TRANSPARÊNCIA NA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO, OBSERVANDO O SEGUINTE:
I - O PRINCÍPIO DA JUSTIÇA SOCIAL IMPLICA ASSEGURAR, NA ELABORAÇÃO E NA
EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO, PROJETOS E ATIVIDADES QUE POSSAM REDUZIR AS DESIGUALDADES ENTRE
INDIVÍDUOS E REGIÕES DO MUNICÍPIO, BEM COMO COMBATER A EXCLUSÃO SOCIAL;
II - O PRINCÍPIO DE CONTROLE SOCIAL IMPLICA ASSEGURAR A TODOS OS CIDADÃOS A
PARTICIPAÇÃO NA ELABORAÇÃO E NO ACOMPANHAMENTO DO ORÇAMENTO; E
III - O PRINCÍPIO DA TRANSPARÊNCIA IMPLICA, ALÉM DA OBSERVAÇÃO DO PRINCÍPIO
CONSTITUCIONAL DA PUBLICIDADE, A UTILIZAÇÃO DE MEIOS DISPONÍVEIS PARA GARANTIR O REAL ACESSO
DOS MUNÍCIPES ÀS INFORMAÇÕES RELATIVAS AO ORÇAMENTO.
ART. 5º - OS ORÇAMENTOS FISCAIS E DA SEGURIDADE SOCIAL COMPREENDERÃO A
PROGRAMAÇÃO DOS PODERES DO MUNICÍPIO, SEUS FUNDOS, ÓRGÃOS, AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES
INSTITUÍDAS E MANTIDAS PELO PODER PÚBLICO, BEM COMO DAS EMPRESAS PÚBLICAS, SOCIEDADES DE
ECONOMIA MISTA E DEMAIS ENTIDADES EM QUE O MUNICÍPIO, DIRETA OU INDIRETAMENTE, DETENHA A
MAIORIA DO CAPITAL SOCIAL COM DIREITO A VOTO E QUE DELA RECEBAM RECURSOS DA FAZENDA
MUNICIPAL.
ART. 6º - PARA EFEITO DESTA LEI, ENTENDE-SE POR:
I - DIRETRIZ: O CONJUNTO DE PRINCÍPIOS QUE ORIENTA A EXECUÇÃO DO
PROGRAMA DE GOVERNO;
II - PROGRAMA: O INSTRUMENTO DE ORGANIZAÇÃO DA ATUAÇÃO GOVERNAMENTAL
VISANDO À REALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS PRETENDIDOS, SENDO DEFINIDO POR
INDICADORES ESTABELECIDOS NO PLANO PLURIANUAL;
III - ATIVIDADE: UM INSTRUMENTO DE PROGRAMAÇÃO PARA ALCANÇAR O OBJETIVO
DE UM PROGRAMA, ENVOLVENDO UM CONJUNTO DE OPERAÇÕES QUE SE REALIZAM
DE MANEIRA CONTÍNUA E PERMANENTE, RESULTANDO EM UM PRODUTO NECESSÁRIO
À MANUTENÇÃO DA AÇÃO DE GOVERNO;
IV - PROJETO: UM INSTRUMENTO DE PROGRAMAÇÃO PARA ALCANÇAR O OBJETIVO DE
UM PROGRAMA, ENVOLVENDO UM CONJUNTO DE OPERAÇÕES LIMITADAS NO TEMPO,
DAS QUAIS RESULTAM UM PRODUTO QUE CONCORRE PARA A EXPANSÃO OU O
APERFEIÇOAMENTO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL;
V - OPERAÇÃO ESPECIAL: DESPESAS QUE NÃO CONTRIBUEM PARA A MANUTENÇÃO
DAS AÇÕES DE GOVERNO DAS QUAIS NÃO RESULTAM UM PERÍODO E NÃO GERAM
CONTRAPRESTAÇÃO DIRETA SOB A FORMA DE BENS E SERVIÇOS;
VI - MODALIDADE DE APLICAÇÃO: A ESPECIFICAÇÃO DA FORMA DE APLICAÇÃO DOS
RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS; EVII - UNIDADE ORÇAMENTÁRIA: O MENOR NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO
INSTITUCIONAL, AGRUPADA EM ÓRGÃOS ORÇAMENTÁRIOS, ENTENDIDOS ESTES COMO
OS DE MAIOR NÍVEL DA CLASSIFICAÇÃO INSTITUCIONAL.
PARÁGRAFO ÚNICO - CADA PROGRAMA IDENTIFICARÁ AS AÇÕES NECESSÁRIAS PARA
ATINGIR SEUS OBJETIVOS SOB A FORMA DE ATIVIDADES, PROJETOS E OPERAÇÕES ESPECIAIS, ESPECIFICANDO
OS RESPECTIVOS VALORES E METAS, BEM COMO AS UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS RESPONSÁVEIS PELA
REALIZAÇÃO DA AÇÃO.
ART. 7º - A MENSAGEM DO PODER EXECUTIVO QUE ENCAMINHAR O PROJETO DE LEI
ORÇAMENTÁRIA À CÂMARA MUNICIPAL, NO PRAZO PREVISTO NO ART. 161, DA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL,
SERÁ COMPOSTA DE:
I - TEXTO DA LEI;
II - QUADROS ORÇAMENTÁRIOS CONSOLIDADOS E ANEXOS DOS ORÇAMENTOS FISCAIS
E DA SEGURIDADE SOCIAL, DISCRIMINANDO A RECEITA E A DESPESA NA FORMA
DEFINIDA NESTA LEI;
III - DISCRIMINAÇÃO DA LEGISLAÇÃO DA RECEITA REFERENTE AOS ORÇAMENTOS FISCAL
E DA SEGURIDADE SOCIAL.
PARÁGRAFO ÚNICO - INTEGRARÃO OS ANEXOS E QUADROS ORÇAMENTÁRIOS
CONSOLIDADOS A QUE SE REFERE ESTE ARTIGO, OS EXIGIDOS PELA LEI Nº. 4.320, DE 17 DE MARÇO DE
1964.
ART. 8º - OS ORÇAMENTOS FISCAIS E DA SEGURIDADE SOCIAL DISCRIMINARÃO AS
DESPESAS POR UNIDADE ORÇAMENTÁRIA, DETALHADA POR CATEGORIA DE PROGRAMAÇÃO EM SEU MENOR
NÍVEL, COM SUAS RESPECTIVAS DOTAÇÕES, ESPECIFICANDO A ESFERA ORÇAMENTÁRIA, AS CATEGORIAS
ECONÔMICAS, OS GRUPOS DE NATUREZA DA DESPESA, AS MODALIDADES DE APLICAÇÃO, OS ELEMENTOS DE
DESPESA E AS FONTES DE RECURSOS, CONFORME DISPOSTO NA PORTARIA INTERMINISTERIAL STN/SOF Nº
163, DE 04 DE MAIO DE 2001, E SUAS ALTERAÇÕES.
'A7 1º - AS CATEGORIAS ECONÔMICAS DE DESPESA ESTÃO ASSIM DETALHADAS:
I - DESPESAS CORRENTES (3); E
II - DESPESAS DE CAPITAL (4).
'A7 2º - NOS GRUPOS DE NATUREZA DE DESPESA SERÁ OBSERVADO O SEGUINTE
DETALHAMENTO, DE ACORDO COM A PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 163/01, DA SECRETARIA DO TESOURO
NACIONAL E DA SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL, E SUAS ALTERAÇÕES POSTERIORES:
I - PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS (1);
II - JUROS E ENCARGOS DA DÍVIDA (2);
III - OUTRAS DESPESAS CORRENTES (3);
IV - INVESTIMENTOS (4);
V - INVERSÕES FINANCEIRAS (5);
VI - AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA (6).
'A7 3º - NA ESPECIFICAÇÃO DAS MODALIDADES DE APLICAÇÃO SERÁ OBSERVADO, NO
MÍNIMO, O SEGUINTE DETALHAMENTO:
I - TRANSFERÊNCIAS A INSTITUIÇÕES PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS;
II - TRANSFERÊNCIAS A INSTITUIÇÕES MULTIGOVERNAMENTAIS; E
III - APLICAÇÕES DIRETAS.
'A7 4º - A RESERVA DE CONTINGÊNCIA PREVISTA NESTA LEI SERÁ IDENTIFICADA PELO
DÍGITO 9 NO QUE SE REFERE ÀS CATEGORIAS ECONÔMICAS, AOS GRUPOS DE NATUREZA DE DESPESA, ÀS
MODALIDADES DE APLICAÇÃO E AOS ELEMENTOS DE DESPESAS.
'A7 5º - A NATUREZA DE RECEITA INTRAORÇAMENTÁRIA DEVE SER CONSTITUÍDA
SUBSTITUINDO-SE O DÍGITO REFERENTE ÀS CATEGORIAS ECONÔMICAS 1 OU 2 PELOS DÍGITOS 7, SE RECEITA
INTRAORÇAMENTÁRIA CORRENTE, OU 8, SE RECEITA INTRAORÇAMENTÁRIA DE CAPITAL, MANTENDO-SE O
RESTANTE DA CODIFICAÇÃO.
ART. 9º - A LEI ORÇAMENTÁRIA DISCRIMINARÁ EM CATEGORIAS DE PROGRAMAÇÃO
ESPECÍFICAS, AS DOTAÇÕES DESTINADAS ÀS AÇÕES DESCENTRALIZADAS DE SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL E
EDUCAÇÃO E AS DESPESAS CLASSIFICADAS COMO OPERAÇÕES ESPECIAIS.
CAPÍTULO III
DOS RECURSOS CORRESPONDENTES ÀS DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS
DESTINADAS AO PODER LEGISLATIVO, COMPREENDIDAS OS CRÉDITOS
ADICIONAIS.
ART. 10 - PARA FINS DO DISPOSTO NESTE CAPÍTULO, O PODER LEGISLATIVO
MUNICIPAL ENCAMINHARÁ AO PODER EXECUTIVO ATÉ 20 (VINTE) DIAS DO PRAZO PREVISTO NO § 5º, ART.
42, DA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL, SUA RESPECTIVA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA, PARA FINS DE CONSOLIDAÇÃO
DO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL OBSERVADA ÀS DISPOSIÇÕES DESTA LEI.
ART. 11 - O PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO TERÁ COMO LIMITE DE DESPESAS
EM 2026, PARA EFEITO DE ELABORAÇÃO DE SUA RESPECTIVA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA, A APLICAÇÃO DO
PERCENTUAL DEFINIDO PELO ART. 29-A DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA E EC 58/2009, QUE SERÁ
CALCULADO SOBRE A RECEITA TRIBUTÁRIA E DE TRANSFERÊNCIAS DO MUNICÍPIO, AUFERIDOS EM 2025,
ACRESCIDOS DOS VALORES RELATIVOS AOS INATIVOS E PENSIONISTAS.
'A71º - PARA EFEITOS DO CÁLCULO A QUE SE REFERE O CAPUT DESTE ARTIGO, CONSIDERARSE-
Á A RECEITA EFETIVAMENTE ARRECADADA ATÉ O ÚLTIMO MÊS ANTERIOR AO DO ENCERRAMENTO DO PRAZO
PARA A ENTREGA DA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA NO LEGISLATIVO, ACRESCIDA DA TENDÊNCIA DE ARRECADAÇÃO
ATÉ O FINAL DO EXERCÍCIO.
'A72º - AO TÉRMINO DO EXERCÍCIO SERÁ LEVANTADA A RECEITA EFETIVAMENTE
ARRECADADA PARA FINS DE REPASSE AO LEGISLATIVO.
ART. 12 - PARA OS EFEITOS DO ART. 168 DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA OS
RECURSOS CORRESPONDENTES ÀS DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS DA CÂMARA MUNICIPAL, INCLUSIVE OS
ORIUNDOS DE CRÉDITOS ADICIONAIS, SERÃO ENTREGUES ATÉ O DIA 20 DE CADA MÊS, DE ACORDO COM O
CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO A SER ELABORADO PELO PODER LEGISLATIVO, OBSERVADOS OS LIMITES
ANUAIS SOBRE A RECEITA TRIBUTÁRIA E DE TRANSFERÊNCIAS DE QUE TRATA O ART. 29-A DA CONSTITUIÇÃO
DA REPÚBLICA, EFETIVAMENTE ARRECADADA NO EXERCÍCIO DE 2025.
ART. 13 - O REPASSE FINANCEIRO RELATIVO AOS CRÉDITOS ORÇAMENTÁRIOS E
ADICIONAIS SERÁ FEITO DIRETAMENTE EM CONTA BANCÁRIA INDICADA PELO PODER LEGISLATIVO.
CAPÍTULO IVART. 14 - A ELABORAÇÃO DO PROJETO, A APROVAÇÃO E A EXECUÇÃO DA LEI
ORÇAMENTÁRIA ANUAL PARA 2026 DEVERÃO SER REALIZADAS DE MODO A EVIDENCIAR A TRANSPARÊNCIA
DA GESTÃO FISCAL, OBSERVANDO-SE O PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE E PERMITINDO-SE O AMPLO ACESSO DA
SOCIEDADE A TODAS AS INFORMAÇÕES RELATIVAS A CADA UMA DESSAS ETAPAS, BEM COMO LEVAR EM
CONTA A OBTENÇÃO DOS RESULTADOS FISCAIS PREVISTOS NA LEI COMPLEMENTAR Nº 101/2000, VISANDO
AO EQUILÍBRIO ORÇAMENTÁRIO-FINANCEIRO.
'A7 1º - PARA O EFETIVO CUMPRIMENTO DA TRANSPARÊNCIA DA GESTÃO FISCAL DE QUE
TRATA O CAPUT DESTE ARTIGO, O PODER EXECUTIVO, DEVERÁ MANTER ATUALIZADO ENDEREÇO ELETRÔNICO,
DE LIVRE ACESSO A TODO O CIDADÃO, COM OS DADOS E AS INFORMAÇÕES DESCRITAS NO ART. 48 DA LEI
COMPLEMENTAR Nº 101/2000.
ART. 15 - CASO SEJA NECESSÁRIO, A LIMITAÇÃO DE EMPENHO DAS DOTAÇÕES E DA
MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA PARA O CUMPRIMENTO DO DISPOSTO NO ART. 9º DA LEI COMPLEMENTAR Nº
101/2000, SERÁ FEITA DE FORMA PROPORCIONAL AO MONTANTE DOS RECURSOS ALOCADOS PARA
ATENDIMENTO DE OUTRAS DESPESAS CORRENTES E INVESTIMENTOS DE CADA PODER.
ART. 16 - É OBRIGATÓRIA A DESTINAÇÃO DE RECURSOS PARA COMPOR A
CONTRAPARTIDA DE CONVÊNIOS E DE EMPRÉSTIMOS INTERNOS E EXTERNOS E PARA O PAGAMENTO DE SINAL,
DE AMORTIZAÇÃO, DE JUROS E DE OUTROS ENCARGOS, OBSERVANDO O CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO DA
RESPECTIVA OPERAÇÃO.
ART. 17 PARA FINS DO EQUILÍBRIO ORÇAMENTÁRIO PREVISTO NO ART. 4º, INCISO I,
ALÍNEA A DA LEI COMPLEMENTAR Nº 101/2000, AS DESPESAS SERÃO FIXADAS EM VALOR IGUAL AO DA
RECEITA PREVISTA E DISTRIBUÍDAS SEGUNDO AS NECESSIDADES REAIS DE CADA ÓRGÃO E DE SUAS UNIDADES
ORÇAMENTÁRIAS, DESTINANDO PARCELA, ÀS DESPESAS DE CAPITAL.
ART. 18 - NA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA NÃO PODERÃO SER DESTINADOS RECURSOS
PARA ATENDER DESPESAS COM:
I - AÇÕES QUE NÃO SEJAM DE COMPETÊNCIA EXCLUSIVA DO MUNICÍPIO OU
COMUNS AO MUNICÍPIO, À UNIÃO E AO ESTADO, OU COM AÇÕES EM QUE A
CONSTITUIÇÃO FEDERAL NÃO ESTABELEÇA OBRIGAÇÃO DO MUNICÍPIO EM COOPERAR
TÉCNICA E/OU FINANCEIRAMENTE; E
II - CLUBES, ASSOCIAÇÕES DE SERVIDORES OU QUAISQUER OUTRAS ENTIDADES
CONGÊNERES, EXCETUADOS:
A) OS CENTROS FILANTRÓPICOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL;B) AS ASSOCIAÇÕES DE PAIS E MESTRES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS;
C) ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS DE NATUREZA CULTURAL, EDUCACIONAL, DE
SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL, DESPORTIVA, DE MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA.
ART. 19 - SOMENTE SERÃO DESTINADOS RECURSOS MEDIANTE PROJETO DE LEI
ORÇAMENTÁRIA, A TÍTULO DE SUBVENÇÃO SOCIAL, ÀS ENTIDADES NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E
ASSISTÊNCIA SOCIAL PARA ATENDIMENTO DAS DESPESAS DE CUSTEIO, CONFORME DISPOSTO NO § 3º DO ART.
12 E NOS ARTS. 16 E 17 DA LEI FEDERAL Nº. 4.320/64, QUE PREENCHAM AS SEGUINTES CONDIÇÕES:
I - SEJAM DE ATENDIMENTO DIRETO AO PÚBLICO, DE FORMA GRATUITA E
CONTINUADA, NAS ÁREAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, SAÚDE OU EDUCAÇÃO;
II - POSSUAM TÍTULO DE UTILIDADE PÚBLICA;
III - ESTEJAM REGISTRADAS NOS CONSELHOS ESTADUAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, DE
SAÚDE OU DE EDUCAÇÃO, DEPENDENDO DA ÁREA DE ATUAÇÃO DA ENTIDADE; E
IV - SEJAM VINCULADAS A ORGANISMOS DE NATUREZA FILANTRÓPICA, INSTITUCIONAL
OU ASSISTENCIAL.
ART. 20 É VEDADA A INCLUSÃO DE DOTAÇÕES NA LEI ORÇAMENTÁRIA, A TÍTULO DE
AUXÍLIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA ENTIDADES PRIVADAS, RESSALVADAS AS QUE SEJAM:
I - DE ATENDIMENTO A ATIVIDADES EDUCACIONAIS, SAÚDE, ASSISTENCIAIS,
CULTURAIS, DE MEIO AMBIENTE OU DESPORTIVA;
II - SIGNATÁRIAS DE CONTRATO DE GESTÃO COM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
MUNICIPAL;
III - CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS, CONSTITUÍDOS POR LEI E EXCLUSIVAMENTE POR
ENTES PÚBLICOS;
IV - QUALIFICADAS COMO ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE167 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, FICA AUTORIZADO O PODER EXECUTIVO A PROCEDER,
MEDIANTE DECRETO, À ABERTURA DE CRÉDITOS SUPLEMENTARES, BEM COMO TRANSPOR, REMANEJAR,
TRANSFERIR OU UTILIZAR, TOTAL OU PARCIALMENTE, AS DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS APROVADAS NA LEI
ORÇAMENTÁRIA ANUAL DE 2026. E EM CRÉDITOS ADICIONAIS.§ 1º A LEI ORÇAMENTÁRIA ESTABELECERÁ O LIMITE PERCENTUAL E SUA BASE DE
CÁLCULO PARA UTILIZAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO CONTIDA NO CAPUT.
'A7 2º - A SUPLEMENTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA ATRAVÉS DO RECURSO PREVISTO NO INCISO
II, § 1º, ART. 43 DA LEI 4.320/64, PODERÁ SER REALIZADA ATÉ O TOTAL DO MONTANTE DO EXCESSO DE
ARRECADAÇÃO APURADO, DEVENDO SER COMPROVADO MEDIANTE CÁLCULOS QUE DEVERÃO ACOMPANHAR O
DECRETO DE ABERTURA DO REFERIDO CRÉDITO ADICIONAL.
'A7 3º - O EXCESSO DE ARRECADAÇÃO PROVOCADO PELO RECEBIMENTO DE RECURSOS
DE CONVÊNIOS NÃO PREVISTOS NO ORÇAMENTO, OU PREVISTO A MENOR, PODERÃO SER UTILIZADOS COMO
FONTES PARA ABERTURA DE CRÉDITOS ADICIONAIS ESPECIAIS OU SUPLEMENTARES, POR ATO DO EXECUTIVO
MUNICIPAL, PREVISTA NA LEI ORÇAMENTÁRIA PARA O ANO DE 2026.
ART. 21 COM FUNDAMENTO NO § 8º DO ART. 165 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E
NOS ARTS. 7º E 43 DA LEI FEDERAL Nº 4320, DE 17 DE MARÇO DE 1964, BEM COMO NO QUE DETERMINA
O INCISO VI DO ART. 167 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, FICA AUTORIZADO O PODER EXECUTIVO A PROCEDER,
MEDIANTE DECRETO, À ABERTURA DE CRÉDITOS SUPLEMENTARES, BEM COMO TRANSPOR, REMANEJAR,
TRANSFERIR OU UTILIZAR, TOTAL OU PARCIALMENTE, AS DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS APROVADAS NA LEI
ORÇAMENTÁRIA ANUAL DE 2026. E EM CRÉDITOS ADICIONAIS.§ 1º A LEI ORÇAMENTÁRIA ESTABELECERÁ O LIMITE PERCENTUAL E SUA BASE DE
CÁLCULO PARA UTILIZAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO CONTIDA NO CAPUT.
'A7 2º - A SUPLEMENTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA ATRAVÉS DO RECURSO PREVISTO NO INCISO
II, § 1º, ART. 43 DA LEI 4.320/64, PODERÁ SER REALIZADA ATÉ O TOTAL DO MONTANTE DO EXCESSO DE
ARRECADAÇÃO APURADO, DEVENDO SER COMPROVADO MEDIANTE CÁLCULOS QUE DEVERÃO ACOMPANHAR O
DECRETO DE ABERTURA DO REFERIDO CRÉDITO ADICIONAL.
'A7 3º - O EXCESSO DE ARRECADAÇÃO PROVOCADO PELO RECEBIMENTO DE RECURSOS
DE CONVÊNIOS NÃO PREVISTOS NO ORÇAMENTO, OU PREVISTO A MENOR, PODERÃO SER UTILIZADOS COMO
FONTES PARA ABERTURA DE CRÉDITOS ADICIONAIS ESPECIAIS OU SUPLEMENTARES, POR ATO DO EXECUTIVO
MUNICIPAL, PREVISTA NA LEI ORÇAMENTÁRIA PARA O ANO DE 2026.
ART. 22 A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL CONTERÁ RESERVA DE CONTINGÊNCIA, A
QUAL SERÁ UTILIZADA PARA ATENDIMENTO DE PASSIVOS CONTINGENTES E OUTROS RISCOS E EVENTOS FISCAIS
IMPREVISTOS, CONFORME DISPOSIÇÕES CONTIDAS NA LETRA B DO INCISO III DO ART. 5º, DA LEI DE
RESPONSABILIDADE FISCAL.
'A7 1º - PARA EFEITO DESTA LEI, ENTENDEM-SE COMO EVENTOS E RISCOS FISCAIS
IMPREVISTOS, ENTRE OUTROS, AS DESPESAS NECESSÁRIAS AO FUNCIONAMENTO E MANUTENÇÃO DOS
SERVIÇOS PÚBLICOS E DA ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, NÃO ORÇADA OU ORÇADA A
MENOR E AS DECORRENTES DE CRIAÇÃO, EXPANSÃO OU APERFEIÇOAMENTO DE AÇÕES GOVERNAMENTAIS,
IMPRESCINDÍVEIS ÀS NECESSIDADES DO PODER PÚBLICO.
'A7 2º - DE ACORDO COM O PARÁGRAFO ANTERIOR E CONFORME DEFINIDO NO CAPUT
DESTE ARTIGO, A RESERVA DE CONTINGÊNCIA PODERÁ SER DESTINADA PARA SERVIR DE FONTE
COMPENSATÓRIA NA ABERTURA DE CRÉDITOS ADICIONAIS, DE ACORDO COM O INCISO III, § 1º, ART. 43, DA
LEI Nº 4.320/64.
ART. 23 OS PROJETOS DE LEI RELATIVOS A CRÉDITOS ADICIONAIS SERÃO
APRESENTADOS COM O DETALHAMENTO ESTABELECIDO NA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL.
ART. 24 É VEDADA A INCLUSÃO NA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL DE CRÉDITO COM
FINALIDADE INDETERMINADA OU IMPRECISA.ART. 25 - AS METAS REMANESCENTES DO PLANO PLURIANUAL PARA OS EXERCÍCIOS
DE 2025 FICAM AUTOMATICAMENTE TRANSPOSTAS PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2026.
ART. 26 - A REABERTURA DOS CRÉDITOS ESPECIAIS E EXTRAORDINÁRIOS, CONFORME O
DISPOSTO NO ART. 167, § 2º, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, SERÁ EFETIVADO POR DECRETO DO PODER
EXECUTIVO.
SEÇÃO II
DAS TRANSFERÊNCIAS ÀS PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS
ART. 27 - FICA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL AUTORIZADO A ATENDER NECESSIDADES
DE PESSOAS FÍSICAS, ATRAVÉS DOS PROGRAMAS INSTITUÍDOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, SAÚDE, AGRICULTURA,
DESPORTO, TURISMO E EDUCAÇÃO, DESDE QUE APROVADA PELO RESPECTIVO CONSELHO MUNICIPAL.
ART. 28 - A TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS PÚBLICOS PARA PESSOAS JURÍDICAS, ALÉM
DAS CONDIÇÕES FISCAIS PREVISTAS NO ART. 14 DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, QUANDO FOR O
CASO, DEVERÁ SER AUTORIZADA POR LEI ESPECÍFICA E, AINDA, ATENDER A UMA DAS SEGUINTES CONDIÇÕES:
I - A NECESSIDADE DEVE SER MOMENTÂNEA E RECAIR SOBRE ENTIDADE CUJA
AUSÊNCIA DE ATUAÇÃO DO PODER PÚBLICO POSSA JUSTIFICAR A SUA EXTINÇÃO COM
REPERCUSSÃO SOCIAL GRAVE NO MUNICÍPIO, OU, AINDA, REPRESENTAR PREJUÍZO PARA
O MUNICÍPIO;
II - INCENTIVO FISCAL PARA A INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EMPRESAS
INDUSTRIAIS, COMERCIAIS E DE SERVIÇOS, NOS TERMOS DO QUE DISPUSER LEI
MUNICIPAL.
SEÇÃO III
DAS DIRETRIZES ESPECÍFICAS DO ORÇAMENTO FISCAL
ART. 29 - O ORÇAMENTO FISCAL ESTIMARÁ AS RECEITAS EFETIVAS E POTENCIAIS DE
RECOLHIMENTO E FIXARÃO AS DESPESAS DOS PODERES LEGISLATIVO E EXECUTIVO, BEM COMO AS DE SEUS
ÓRGÃOS, AUTARQUIAS, FUNDAÇÃO E FUNDOS MUNICIPAIS, DE MODO A EVIDENCIAR AS POLÍTICAS E
PROGRAMAS DO GOVERNO, RESPEITADOS OS PRINCÍPIOS DA UNIDADE, DA UNIVERSALIDADE, DA ANUALIDADE
E DA EXCLUSIVIDADEART. 30 - È VEDADA À REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE CRÉDITO QUE EXCEDAM O
MONTANTE DAS DESPESAS DE CAPITAL, RESSALVADAS AS AUTORIZADAS MEDIANTE CRÉDITOS ADICIONAIS
SUPLEMENTARES OU ESPECIAIS COM FINALIDADE ESPECÍFICA.
ART. 31 - NA ESTIMATIVA DA RECEITA E NA FIXAÇÃO DA DESPESA DO ORÇAMENTO
FISCAL SERÃO CONSIDERADOS:
I - OS FATORES CONJUNTURAIS QUE POSSAM VIR A INFLUENCIAR A PRODUTIVIDADE;
II - O AUMENTO OU A DIMINUIÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS E A TENDÊNCIA DO
EXERCÍCIO; E
III - AS ALTERAÇÕES TRIBUTÁRIAS, CONFORME DISPOSIÇÕES CONSTANTES NESTA LEI.
SEÇÃO IV
DAS DIRETRIZES ESPECÍFICAS DO ORÇAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL
ART. 32 - O ORÇAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL COMPREENDERÁ AS DOTAÇÕES
DESTINADAS A ATENDER ÀS AÇÕES DE SAÚDE, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL, E CONTARÁ, DENTRE
OUTROS, COM OS RECURSOS PROVENIENTES:
I - DAS RECEITAS DIRETAMENTE ARRECADADAS PELAS ENTIDADES QUE INTEGRAM
EXCLUSIVAMENTE O ORÇAMENTO DE QUE TRATA ESTA SEÇÃO;
II - DE TRANSFERÊNCIA DE CONTRIBUIÇÃO DO MUNICÍPIO;
III - DE TRANSFERÊNCIAS CONSTITUCIONAIS;
IV - DE TRANSFERÊNCIA DE CONVÊNIOS.
CAPÍTULO V
DISPOSIÇÕES SOBRE A RECEITA PÚBICA MUNICIPAL
E ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
SEÇÃO I
DA PREVISÃO E DA ARRECADAÇÃO
ART. 33 - AS RECEITAS ABRANGERÃO A RECEITA TRIBUTÁRIA, A RECEITA PATRIMONIAL,
AS DIVERSAS RECEITAS ADMITIDAS EM LEI E AS PARCELAS TRANSFERIDAS PELA UNIÃO E PELO ESTADO, NOS
TERMOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, E DE ACORDO COM A CLASSIFICAÇÃO DEFINIDA PELA PORTARIA
INTERMINISTERIAL Nº 163, DE 4 DE MAIO DE 2001, E SUAS ALTERAÇÕES.
PARÁGRAFO ÚNICO - AS RECEITAS PREVISTAS PARA O EXERCÍCIO DE 2026 SERÃO
CALCULADAS ACRESCIDAS DO ÍNDICE INFLACIONÁRIO PREVISTO NOS ÚLTIMOS DOZE MESES, MAIS A
TENDÊNCIA E COMPORTAMENTO DA ARRECADAÇÃO MUNICIPAL MÊS A MÊS E A EXPECTATIVA DE
CRESCIMENTO VEGETATIVO, ALÉM DA MÉDIA PONDERADA DOS ÚLTIMOS TRÊS EXERCÍCIOS FINANCEIROS,
CONFORME DEMONSTRATIVO ESTATÍSTICO DE PREVISÃO DE RECEITAS ANEXA, QUE É PARTE INTEGRANTE DESTA
LEI, CUJOS RESULTADOS PASSAM A SER INCORPORADOS AOS ANEXOS CONSTANTES DO PLANO PLURIANUAL.
ART. 34 - NA ESTIMATIVA DAS RECEITAS DO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
PODERÃO SER CONSIDERADOS OS EFEITOS DE ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA PROMOVIDAS PELO
GOVERNO FEDERAL E ESTADUAL, OU POR PROJETO DE LEI MUNICIPAL QUE VIER A SER APROVADO.
ART. 35 NA PREVISÃO DA RECEITA ORÇAMENTÁRIA, SERÃO OBSERVADOS:
I - AS NORMAS TÉCNICAS E LEGAIS;
II - OS EFEITOS DAS ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO;
III - AS VARIAÇÕES DE ÍNDICES DE PREÇO;
IV - O CRESCIMENTO ECONÔMICO DO PAÍS.
ART. 36 - O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL COLOCARÁ À DISPOSIÇÃO DO PODER
LEGISLATIVO, NO MÍNIMO TRINTA DIAS ANTES DO PRAZO FINAL PARA ENCAMINHAMENTO DA PROPOSTA
ORÇAMENTÁRIA, AS ESTIMATIVAS DAS RECEITAS PARA O EXERCÍCIO DE 2026, INCLUINDO-SE A CORRENTE
LÍQUIDA E AS RESPECTIVAS MEMÓRIAS DE CÁLCULO, CONFORME DISPOSTO NO § 3º, ART. 12, DA LEI
COMPLEMENTAR Nº 101/2000.
SEÇÃO II
DAS ALTERAÇÕES DA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
ART. 37 - O PODER EXECUTIVO PODERÁ ENVIAR À CÂMARA MUNICIPAL, PROJETOS
DE LEIS DISPONDO SOBRE AS ALTERAÇÕES DA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DO MUNICÍPIO, OBJETIVANDO
PRINCIPALMENTE:I - AJUSTAR A LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA VIGENTE AOS NOVOS DITAMES IMPOSTOS PELA
CONSTITUIÇÃO FEDERAL E PELA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO;
II - ADEQUAR À TRIBUTAÇÃO EM FUNÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DO
MUNICÍPIO E EM RAZÃO DAS ALTERAÇÕES QUE VÊM SENDO PROCESSADAS NO
CONTEXTO DA ECONOMIA NACIONAL;
III - DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO E SIMPLIFICAÇÃO DO
SISTEMA TRIBUTÁRIO MUNICIPAL; E
IV - ATINGIR AS METAS DOS RESULTADOS FISCAIS PREVISTOS NA LEI DE
RESPONSABILIDADE FISCAL;
ART. 38 - NA ESTIMATIVA DAS RECEITAS DEVERÃO SER CONSIDERADAS, AINDA, AS
MODIFICAÇÕES DA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DO MUNICÍPIO, CABENDO À ADMINISTRAÇÃO O SEGUINTE:
I - A ATUALIZAÇÃO DOS ELEMENTOS FÍSICOS DAS UNIDADES IMOBILIÁRIAS;
II - A EXPANSÃO DO NÚMERO DE CONTRIBUINTES;
III - A ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO IMOBILIÁRIO FISCAL;
IV DEMAIS VARIÁVEIS CONSIDERADAS NO SISTEMA TRIBUTÁRIO MUNICIPAL.
ART. 39 - OS TRIBUTOS LANÇADOS E NÃO ARRECADADOS, INSCRITOS NA DÍVIDA ATIVA,
CUJOS CUSTOS PARA COBRANÇA SEJAM SUPERIORES AO CRÉDITO TRIBUTÁRIO, PODERÃO SER CANCELADOS,
MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EM LEI, NÃO SE CONSTITUINDO COMO RENÚNCIA DE RECEITA PARA EFEITO DO
DISPOSTO NO § 3º DO ART. 14 DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL.
SEÇÃO III
DA RENÚNCIA DE RECEITA
ART. 40 CASO HAJA A NECESSIDADE DE CONCESSÃO OU AMPLIAÇÃO DE INCENTIVO
OU BENEFÍCIO DE NATUREZA TRIBUTÁRIA DA QUAL DECORRA RENÚNCIA DE RECEITA, ESTA DEVERÁ SER
DEMONSTRADA JUNTAMENTE COM A ESTIMATIVA DO IMPACTO ORÇAMENTÁRIO-FINANCEIRO PARA O ANO
2026, E OS DOIS EXERCÍCIOS SEGUINTES.
'A7 1º - AS SITUAÇÕES PREVISTAS NO CAPUT DESTE ARTIGO PARA A CONCESSÃO DE
RENÚNCIA DE RECEITA DEVERÃO ATENDER A UMA DAS SEGUINTES CONDIÇÕES:
I - DEMONSTRAÇÃO PELO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL QUE A RENÚNCIA FOI
CONSIDERADA NA ESTIMATIVA DE RECEITA DA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL, E DE QUE
NÃO AFETARÁ AS METAS DE RESULTADOS FISCAIS PREVISTAS PELO MUNICÍPIO;
II - ESTAR ACOMPANHADA DE MEDIDAS DE COMPENSAÇÃO NO ANO DE 2026 E
NOS DOIS SEGUINTES, POR MEIO DE AUMENTO DE RECEITA, PROVENIENTE DE
ELEVAÇÃO DE ALÍQUOTAS, AMPLIAÇÃO DA BASE DE CÁLCULO, MAJORAÇÃO OU
CRIAÇÃO DE TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES OU REEQUILÍBRIO GERAL DE ARRECADAÇÃO
RESULTANTE DE VARIAÇÃO POSITIVA ENTRE PREVISÃO E EFETIVA ARRECADAÇÃO DE
RECEITAS.
'A7 2º - A RENÚNCIA DE RECEITA PREVISTA NO PARÁGRAFO ANTERIOR COMPREENDE A
ANISTIA, REMISSÃO, SUBSÍDIO, CRÉDITO PRESUMIDO, CONCESSÃO DE ISENÇÃO EM CARÁTER NÃO GERAL,
ALTERAÇÃO DE ALÍQUOTA OU MODIFICAÇÃO DE BASE DE CÁLCULO QUE IMPLIQUE REDUÇÃO DE TRIBUTOS OU
CONTRIBUIÇÕES, E OUTROS BENEFÍCIOS QUE CORRESPONDAM A TRATAMENTO DIFERENCIADO.
CAPÍTULO VI
DAS DISPOSIÇÕES RELATIVAS ÀS DESPESAS COM
PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS
ART. 41 NO EXERCÍCIO DE 2026 AS DESPESAS COM PESSOAL, ATIVO E INATIVO,
DOS PODERES LEGISLATIVOS E EXECUTIVOS OBSERVARÃO OS LIMITES ESTABELECIDOS NA LEI
COMPLEMENTAR Nº. 101, DE 4 DE MAIO DE 2000 E LEGISLAÇÃO MUNICIPAL EM VIGOR.
PARÁGRAFO ÚNICO A DESPESA TOTAL COM PESSOAL NÃO PODERÁ ULTRAPASSAR,
EM PERCENTUAL DA RECEITA CORRENTE LÍQUIDA, A DESPESA VERIFICADA NO EXERCÍCIO ANTERIOR,
ACRESCIDA DE ATÉ 10% (DEZ POR CENTO), SE ESTA FOR INFERIOR AOS LIMITES DEFINIDOS NA FORMA DO
ART. 20 DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL.
ART. 42 - A CONCESSÃO DE QUALQUER VANTAGEM OU AUMENTO DE REMUNERAÇÃO,
INCLUSIVE REAJUSTES, A CRIAÇÃO DE CARGOS, EMPREGOS E FUNÇÕES OU ALTERAÇÃO DE ESTRUTURA DE
CARREIRAS, BEM COMO A ADMISSÃO OU CONTRATAÇÃO DE PESSOAL, A QUALQUER TÍTULO, PELOS PODERES
EXECUTIVOS E LEGISLATIVOS, SOMENTE SERÃO ADMITIDOS:
I - SE HOUVER PRÉVIA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA SUFICIENTE PARA ATENDER ÁS
PROJEÇÕES DE DESPESAS COM PESSOAL E AOS ACRÉSCIMOS DELA DECORRENTES;
II - SE OBSERVADOS OS LIMITES ESTABELECIDOS NOS ARTS. 19 E 20 DA LEI DE
RESPONSABILIDADE FISCAL (LEI COMPLEMENTAR Nº 101/2000); E
III - SE OBSERVADA À MARGEM DE EXPANSÃO DAS DESPESAS DE CARÁTER
CONTINUADO.
ART. 43 - O DISPOSTO NO § 1º DO ART. 18 DA LEI COMPLEMENTAR Nº 101/2000,
APLICA-SE EXCLUSIVAMENTE PARA FINS DE CÁLCULO DO LIMITE DA DESPESA TOTAL COM PESSOAL,
INDEPENDENTEMENTE DA LEGALIDADE OU DA VALIDADE DOS CONTRATOS.
PARÁGRAFO ÚNICO NÃO SE CONSIDERA COM SUBSTITUIÇÃO DE SERVIDORES E
EMPREGADOS PÚBLICOS, NO EFEITO DO CAPUT, OS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO RELATIVOS Á EXECUÇÃO
INDIRETA DE ATIVIDADES QUE, SIMULTANEAMENTE:
I - SEJAM ACESSÓRIAS, INSTRUMENTAIS OU COMPLEMENTARES AOS ASSUNTOS QUE
CONSTITUEM ÁREA DE COMPETÊNCIA LEGAL DO ÓRGÃO OU ENTIDADE, NA FORMA DE
REGULAMENTO;
II - NÃO SEJAM INERENTES A CATEGORIAS FUNCIONAIS ABRANGIDAS POR PLANOS DE
CARGOS DO QUADRO DE PESSOAL DO ÓRGÃO OU ENTIDADE, SALVO EXPRESSA
DISPOSIÇÃO LEGAL EM CONTRÁRIO, OU QUANDO SE TRATAR DE CARGO OU CATEGORIA
EXTINTA, TOTAL OU PARCIALMENTE; E
III - NÃO CARACTERIZEM RELAÇÃO DIRETA DE EMPREGO.
CAPÍTULO VII
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
ART. 44 - OS VALORES CONSTANTES DO ANEXO DE METAS FISCAIS¸
DEVEM SER VISTOS COMO INDICATIVOS E, PARA TANTO, FICAM ADMITIDAS VARIAÇÕES DE FORMA A ADEQUAR
A TRAJETÓRIA QUE AS DETERMINE ATÉ O ENVIO DO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2026 AO LEGISLATIVO
MUNICIPAL.
ART. 45 - SÃO VEDADOS QUAISQUER PROCEDIMENTOS PELOS ORDENADORES DE
DESPESA NO ÂMBITO DOS SISTEMAS DE ORÇAMENTO, PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CONTABILIDADE, QUE
VIABILIZEM A EXECUÇÃO DE DESPESAS SEM COMPROVADA E SUFICIENTE DISPONIBILIDADE DE RECURSOS
ORÇAMENTÁRIOS, CONSIDERANDO OS LIMITES PREVISTOS PARA ABERTURA DE CRÉDITOS ADICIONAIS.
ART. 46 - SE O PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL NÃO FOR ENCAMINHADO À
SANÇÃO DO PREFEITO MUNICIPAL ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 2025, FICA AUTORIZADA A EXECUÇÃO DA
PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA EM CADA MÊS, ATÉ O LIMITE DE 1/12 DE CADA DOTAÇÃO, NA FORMA DA
PROPOSTA REMETIDA À CÂMARA MUNICIPAL, ENQUANTO A RESPECTIVA LEI NÃO FOR SANCIONADA.
'A7 1º - A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS AUTORIZADOS NESTE ARTIGO SERÁ CONSIDERADA
COMO ANTECIPAÇÃO DE CRÉDITOS À CONTA DA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL.
'A7 2º - OS SALDOS NEGATIVOS EVENTUALMENTE APURADOS EM VIRTUDE DE EMENDAS
APRESENTADAS AO PROJETO DE LEI DE ORÇAMENTO NA CÂMARA MUNICIPAL E DO PROCEDIMENTO PREVISTO
NESTE ARTIGO SERÃO REAJUSTADOS POR DECRETO DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, APÓS SANÇÃO DA LEI
ORÇAMENTÁRIA, POR INTERMÉDIO DA ABERTURA DE CRÉDITOS SUPLEMENTARES OU ESPECIAIS, MEDIANTE
REMANEJAMENTO DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS.
'A7 3º - NÃO SE INCLUEM NO LIMITE PREVISTO NO CAPUT DESTE ARTIGO, PODENDO SER
MOVIMENTADAS SEM RESTRIÇÕES, AS DOTAÇÕES PARA ATENDER DESPESAS COMO:
I - PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS;
II - SERVIÇOS DA DÍVIDA;
III - PAGAMENTO DE COMPROMISSOS CORRENTES NAS ÁREAS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO
E ASSISTÊNCIA SOCIAL;
IV - CATEGORIAS DE PROGRAMAÇÃO CUJOS RECURSOS SEJAM PROVENIENTES DE
OPERAÇÕES DE CRÉDITO OU DE TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS DA UNIÃO E DO
ESTADO;
V - CATEGORIAS DE PROGRAMAÇÃO CUJOS RECURSOS CORRESPONDAM À
CONTRAPARTIDA DO MUNICÍPIO EM RELAÇÃO ÀQUELES RECURSOS PREVISTOS NO INCISO
ANTERIOR.
ART. 47 - NA EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO, SE VERIFICADO QUE O COMPORTAMENTO
DA RECEITA PODERÁ AFETAR AS METAS FISCAIS ESTABELECIDAS, OS PODERES, EXECUTIVO E LEGISLATIVO,
DE FORMA PROPORCIONAL ÀS SUAS DOTAÇÕES, ADOTARÃO O MECANISMO DA LIMITAÇÃO DE EMPENHO NO
MONTANTE NECESSÁRIO PARA CONTINGENCIAMENTO DAS DESPESAS.
'A7 1º - NÃO SERÃO OBJETO DE LIMITAÇÃO DE EMPENHOS AS DESPESAS QUE
REPRESENTEM OBRIGAÇÕES CONSTITUCIONAIS E LEGAIS, INCLUSIVE AQUELAS DESTINADAS AO PAGAMENTO
DO SERVIÇO DA DÍVIDA, INCLUINDO-SE AS DESPESAS COM PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS.
'A7 2º - NA LIMITAÇÃO DE EMPENHO OBSERVAR-SE-Á A RESTRIÇÃO MENOS ONEROSA,
EM OBEDIÊNCIA AO PRINCÍPIO DA RAZOABILIDADE.
ART. 48 - PARA FINS DE CUMPRIMENTO DO ART. 62 DA LEI COMPLEMENTAR Nº
01/2000, FICA O MUNICÍPIO AUTORIZADO A FIRMAR CONVÊNIO OU CONGÊNERES, COM A UNIÃO
OU O ESTADO, COM VISTAS:
I - AO FUNCIONAMENTO DE SERVIÇOS BANCÁRIOS E DE SEGURANÇA PÚBLICA;
II - A POSSIBILITAR O ASSESSORAMENTO TÉCNICO AOS PRODUTORES RURAIS DO
MUNICÍPIO;
III - À UTILIZAÇÃO CONJUNTA, NO MUNICÍPIO, DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DE
PROPRIEDADE DO ESTADO OU UNIÃO;
IV - A CESSÃO DE SERVIDORES PARA O FUNCIONAMENTO DE ÓRGÃOS OU ENTIDADES
NO MUNICÍPIO;
ART. 49 - PARA EFEITO DO DISPOSTO NO ART. 42 DA LEI COMPLEMENTAR Nº
101/2000:
I - CONSIDERA-SE CONTRAÍDA A OBRIGAÇÃO NO MOMENTO DA FORMALIZAÇÃO DO
CONTRATO ADMINISTRATIVO OU INSTRUMENTO CONGÊNERE; E
II - NO CASO DE DESPESAS RELATIVAS À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS JÁ EXISTENTES E
DESTINADOS À MANUTENÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, CONSIDERAM-SE
COMPROMISSADAS APENAS AS PRESTAÇÕES CUJO PAGAMENTO DEVA SE VERIFICAR NO
EXERCÍCIO FINANCEIRO, OBSERVADO O CRONOGRAMA PACTUADO.
ART. 50 - OS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO FICAM AUTORIZADOS A FIRMAR
CONVÊNIOS DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM ENTIDADES PRIVADAS VOLTADAS PARA A DEFESA DO
MUNICIPALISMO E DA PRESERVAÇÃO DA AUTONOMIA MUNICIPAL, PODENDO REPASSAR AUXÍLIOS
FINANCEIROS PARA AS MESMAS.
ART. 51 - ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
ART. 52 FICAM REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.ANEXO
RISCOS FISCAIS
O PRESENTE, ELABORADO EM ATENÇÃO AO DISPOSTO NO PARÁGRAFO 3º, DO ART. 4º DA LEI
COMPLEMENTAR Nº. 101 DE 04 DE MAIO DE 2000 INTEGRA A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA
O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2026.
E TEM POR OBJETIVO EVIDENCIAR OS PASSIVOS CONTINGENTES E OUTROS RISCOS CAPAZES DE
AFETAR O EQUILÍBRIO DAS CONTAS PÚBLICAS NO EXERCÍCIO DE 2026 E INFORMAR AS PROVIDÊNCIAS A
SEREM ADOTADAS CASO SE CONCRETIZE.
I PASSIVOS CONTINGENTES
DE ACORDO COM O HISTÓRICO DO MUNICÍPIO, AS SEGUINTES OCORRÊNCIAS PODEM VIR
A TRADUZIR EM OBRIGAÇÃO DE DESEMBOLSO FINANCEIRO POR PARTE DO MUNICÍPIO, DURANTE O
EXERCÍCIO DE 2026:
1. PRECATÓRIOS;
2. SENTENÇAS JUDICIAIS DIVERSAS;
II OUTROS RISCOS
COM BASE EM EXPERIÊNCIAS ANTERIORES, A ADMINISTRAÇÃO ENTENDE QUE AS SITUAÇÕES
ABAIXO PODEM VIR A PREJUDICAR O EQUILÍBRIO DAS CONTAS PÚBLICAS NO EXERCÍCIO DE 2026:
1. EPIDEMIAS E/OU VIROSES;
2. ENCHENTES E VENDAVAIS;
3. FRUSTRAÇÃO NA COBRANÇA DA DÍVIDA ATIVA;
4. DESPESAS NÃO ORÇADAS OU ORÇADAS A MENOR;
5. OCORRÊNCIA DE FATOS NÃO PREVISTOS EM EXECUÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS;
6. FIXAÇÃO DO PISO SALARIAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA;
7. AUMENTO DA DESPESA COM PESSOAL, EM DECORRÊNCIA DO AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO.
8. AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO DO MUNICÍPIO NA FORMAÇÃO DO FUNDEB.
III PROVIDÊNCIAS A SEREM TOMADAS
PARA CADA CONTINGÊNCIA MENCIONADA, A ADMINISTRAÇÃO ADOTARÁ MEDIDAS
ADMINISTRATIVAS OU JUDICIAIS PARA SANEAMENTO DAS QUESTÕES, PODENDO, INCLUSIVE BUSCAR
RECURSOS DO GOVERNO FEDERAL E ESTADUAL, DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS, BEM COMO A REALIZAÇÃO DE
ESTADO DO MARANHÃO
MUNICÍPIO DE SANTA QUITÉRIA DO MARANHÃO
CNPJ: 06.232.615/0001-20
CONSÓRCIO PÚBLICO, OBJETIVANDO A MINIMIZAÇÃO DE CUSTO NA REALIZAÇÃO DAS OBRAS DE
INFRAESTRUTURA, QUE POR VENTURA SE FIZEREM NECESSÁRIAS;
O SETOR RESPONSÁVEL MANTERÁ CONTROLE ACERCA DO ANDAMENTO DOS PROCESSOS, E DEVERÁ
COMUNICAR AO DEPARTAMENTO FINANCEIRO, COM A DEVIDA BREVIDADE, SOBRE AS DECISÕES JUDICIAIS,
E/OU ACORDOS, PARA QUE SEJA REVISTA A PROGRAMAÇÃO DE DESEMBOLSO, COM UTILIZAÇÃO DE RESERVA
DE CONTINGÊNCIA;
PARA REDUÇÃO OU MANUTENÇÃO DO GASTO COM PESSOAL, O MUNICÍPIO PODERÁ REDUZIR
VANTAGENS CONCEDIDAS A SERVIDORES, REDUZIR O NÚMERO DE SERVIDORES OCUPANTES DE CARGO EM
COMISSÃO, DEMITIR SERVIDORES ADMITIDOS EM CARÁTER TEMPORÁRIO.
SANTA QUITÉRIA MA, 15 DE ABRIL DE 2025.
SAMIA COELHO MOREIRA CARVALHO
PREFEITA MUNICIPAL